CETESB NA CPI DA POLUIÇÃO PETROQUÍMICA

CETESB na CPI da Poluição Petroquímica cujo objetivo é investigar denúncias sobre a poluição causada pelo Polo Petroquímico de Capuava em bairros da zona leste na divisa com o parque industrial.

Na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Poluição Petroquímica realizada no dia 30 de março recebemos o presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Thomaz Miazaki de Toledo. O presidente da Cetesb explicou que o foco da agência é fazer o controle da qualidade do ar e da emissão de poluentes do Estado de São Paulo.

 

O objetivo da CPI é investigar denúncias sobre a poluição causada pelo polo petroquímico, instalado próximo à zona leste da capital paulista.
Sobre a fiscalização da Cetesb no Polo Petroquímico de Capuava, o depoente citou que “este tipo de trabalho é feito por meio das licenças de operação, dos monitoramentos através das estações instaladas na região do complexo industrial e das inspeções in loco.”

Também participaram da sessão ordinária da CPI uma equipe técnica da companhia e o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental, Gláucio Attorre Penna. Gláucio reiterou as inspeções frequentes feitas no local, destacando oito visitas no polo apenas neste mês de março.

A Comissão Parlamentar de Inquérito questionou ainda como ocorre a fiscalização de possíveis contaminações do solo e do controle de ruídos naquela região por parte da Cetesb.

Presidente da CPI do Polo Petroquímico de Capuava, vereador Alessandro Guedes
Presidente da CPI do Polo Petroquímico de Capuava, vereador Alessandro Guedes

REQUERIMENTOS

Além disso, aprovamos requerimentos solicitando informações, relatórios e laudos produzidos pela Cetesb sobre o polo petroquímico.

DILIGÊNCIA

Ao final da sessão, a 23ª até o momento, apresentamos uma série de perguntas, que serão respondidas oficialmente pela companhia e entregues à nossa Comissão. E por fim, sugerimos uma diligência em abril na região do Polo com moradores, vereadores, TCM/SP e equipe da Cetesb.

DENÚNCIAS

É importante ressaltar que a CPI da Poluição tem um canal específico para coletar contribuições e manifestações das pessoas que vivem nos bairros do entorno da petroquímica que sofrem consequências da poluição, com o objetivo de subsidiar as investigações da Comissão.
A população pode fazer denúncias sobre a poluição, trazer informações sobre questões de saúde dos moradores dos bairros vizinhos e apresentar sugestões para redução da poluição pelo e-mail cpi-poluicaopetroquimica@saopaulo.sp.leg.br ou neste link.

 

#equipealessandroguedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *