Alessandro Guedes promove encontro com criadores digitais para fortalecer páginas de bairro em SP
A comunicação comunitária ganhou espaço na Câmara Municipal com o 1º Encontro Páginas de Bairro – Informação Indispensável, ocorrido no dia 26 de junho e promovido pelo vereador Alessandro Guedes (PT). O evento reuniu criadores de conteúdo digital que atuam nas páginas de bairro em São Paulo, com o objetivo de fortalecer o papel da mídia local no combate à desinformação e na valorização das comunidades.
Propostas para fortalecer mídias locais
Durante o encontro, os participantes ouviram palestras com orientações jurídicas, dicas de formalização e relatos de experiências de criadores de conteúdo em mídias regionais no município.
No evento, Alessandro Guedes também apresentou projetos de sua autoria voltados a esse público. O primeiro propõe a criação do “Prêmio Mídia SP” – recentemente aprovado por meio do PR (Projeto de Resolução) 1/2024 e com foco nas Páginas de bairro em São Paulo.
A iniciativa vai reconhecer anualmente os perfis e contas digitais com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) que produzem conteúdo informativo sobre os bairros da capital, com prestação de serviço público e informações de interesse coletivo. Os premiados serão escolhidos por indicação popular, com votação aberta no site da Câmara. A ideia é realizar a primeira edição até o final deste ano.
Já o segundo trata-se do PL 738/2023 que dispõe sobre a possibilidade de contratação de páginas regionais para comunicação pública. A proposta em tramitação no Legislativo autoriza as agências de comunicação em contratos com a Prefeitura de São Paulo a subcontratarem perfis e contas digitais de bairros com CNPJ que veiculam notícias diárias de interesse público ao cidadão paulistano.
“Fortalecer quem comunica nos bairros é fortalecer a democracia. Nosso mandato quer aproximar a Câmara Municipal das pessoas que realmente vivem e conhecem a cidade”, afirmou o vereador Alessandro Guedes.
Vereador fala sobre a importância das páginas de bairro
Palestras e troca de experiências entre páginas de bairro em São Paulo
A mesa de debate contou com a participação do diretor de comunicação do Legislativo paulistano, Joaquim Gomes Vidal, que destacou:
“Esses produtores são pontes fundamentais entre o poder público e o cidadão. Precisamos dialogar mais com eles.
O publicitário Ricardo Maruo, especialista em marketing, que representa uma agência que executa diversos trabalhos para órgãos públicos, também participou e reforçou:
“As páginas de bairro têm credibilidade porque vivem o dia a dia das pessoas. É essencial investir nelas para combater desinformação.”
Também fizeram parte da mesa alguns administradores de páginas que representam diferentes bairros e áreas de atuação, entre as quais: Itaquera Unida (Cido Felício), São Mateus Mil Grau (André Abib), Cidade São Mateus (Cláudio Santos), Itaim Acontece (Everton) e Jornal Digital Região Oeste (Aline Barros).
Todos os participantes receberam certificados de participação e vários discorreram sobre como é trabalhar no dia a dia com a comunicação digital em suas regiões de atuação.