CPI da Poluição Petroquímica ouve a médica endocrinologista Maria Ângela Zacarelli Marino.

A médica endocrinologista e pesquisadora Maria Ângela Zaccarelli Marino falou ontem (19) durante a reunião da CPI da Poluição Petroquímica em andamento na Câmara Municipal de São Paulo.
Maria Ângela fez uma apresentação ao colegiado referente ao trabalho efetuado em 32 anos de pesquisas de sua autoria relacionadas ao tema. Ela coletou os dados de mais de 3,6 mil moradores da região no entorno do Polo Petroquímico Capuava, região do ABC paulista, e de bairros da Zona Leste na divisa (Parque São Rafael e São Mateus).
Proposta pelo vereador Alessandro Guedes (PT), que também preside a Comissão, a CPI foi instaurada no último dia 5 de maio e terá duração de 120 dias, podendo ser prorrogada se houver necessidade.
A médica apresentou 10 estudos de sua autoria, ou com o seu envolvimento, relativos aos impactos negativos da atividade industrial petroquímica da região na saúde de moradores daquela área.
Na localidade, foi registrada uma alta incidência de casos de tireoidite crônica autoimune (Tireoidite de Hashimoto) e hipotireoidismo primário, entre outras patologias.
“É importante que a população de São Paulo consiga ter conhecimento e a Câmara é a provedora disso, nesse momento, ao trazer o debate aqui para dentro através da CPI”, considerou Alessandro Guedes.
A médica e pesquisadora da Faculdade de Medicina do ABC trouxe ao debate também estudos epidemiológicos, com resultados que apontam riscos maiores para quem vive na região, de desenvolver doenças inflamatórias como bronquite, asma, rinite, sinusite e faringite, além de dermatite e conjuntivite. As conclusões teriam sido observadas em animais de experimentação.
Requerimentos
Durante a sessão os membros do colegiado também aprovaram requerimento convidando o presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), Carlos Bocuhy, a prestar esclarecimentos.
A reunião foi conduzida pelo presidente da CPI da Poluição, vereador Alessandro Guedes (PT). Também participaram o vice-presidente, vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), o relator, vereador Faria de Sá (PP), a sub-relatora, vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO), e o vereador Xexéu Tripoli (PSDB), membro. O debate contou ainda com a presença do vereador Ricardo Alvarez (PSOL), de Santo André.
Linha direta
Outro avanço foi o lançamento de um canal específico com a finalidade de receber contribuições e manifestações de quem mora nos bairros do entorno do Polo e se sente prejudicado pelos impactos da poluição. “É muito importante que a população participe e se envolva a fim de enriquecer esse debate”, cita o vereador Alessandro Guedes.
Para participar, basta acessar o seguinte endereço:
http://saopaulo.sp.leg.br/cpidapoluicaopetroquimica.
As reuniões da CPI da Poluição Petroquímica acontecem às quintas-feiras a partir das 10h. As sessões são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de São Paulo.

#equipealessandroguedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *