Na quinta-feira (4/5), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica realizou nova visita técnica a indústrias do polo petroquímico investigadas pelo colegiado.
A comitiva de diretores e do corpo técnico da Cabot Brasil (empresa com foco na produção de material químico) e da Braskem (de propriedade da Petrobras) – indústrias instaladas no Polo Petroquímico de Capuava localizado nos arredores da zona leste de São Paulo – recebeu os vereadores Alessandro Guedes (PT), presidente da CPI; Professor Toninho Vespoli (PSOL), vice-presidente; Marcelo Messias (MDB), relator dos trabalhos; e Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO), sub-relatora, durante visita de mais de três horas.
“Dessa vez, visitamos a Cabot e algumas unidades da Braskem que ficamos sem conhecer na primeira visita feita em 20 de abril por falta de alguns equipamentos de segurança para todo o grupo. Pudemos visitar a parte interna da área industrial e tirar algumas dúvidas a respeito dos processos produtivos. Os trabalhos continuam”, disse Alessandro Guedes.
O vereador Alessandro Guedes durante visita ao Polo Petroquímico pela CPI
A visita da CPI no Polo Petroquímico realizada nesta quinta-feira, complementou a primeira visita ao polo pela CPI, realizada anteriormente mas que não pôde ser concluída pela ausência de EPIs para proteção dos diretores da CPI.
CPI AVANÇA PARA CONCLUIR INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO DA SAÚDE
Além das diligências nas principais indústrias que integram o parque petroquímico da região, e com a visita ao Polo Petroquímico, a Comissão da Câmara avança na conclusão do Inquérito Epidemiológico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da capital em alguns moradores de bairros da zona leste no entorno do Polo.
SAIBA MAIS SOBRE A CPI DO POLO PETROQUÍMICO
A CPI da Poluição Petroquímica foi instalada na Câmara Municipal de São Paulo com a proposta de investigar denúncias sobre os efeitos (ambientais e de saúde pública) e as possíveis causas e origens da poluição e contaminação ambiental observadas na zona leste do município de São Paulo, nas proximidades do polo petroquímico existente na região da Capuava. As reuniões são realizadas semanalmente, todas às quintas-feiras, às 11h.
Você pode participar da CPI, acesse o formulário de contribuições da CPI da Poluição Petroquímica aqui.
A CPI tem também disponibiliza um canal que recebe denúncias de moradores da região sobre questões de saúde, através do e-mail cpi-poluicaopetroquimica@saopaulo.sp.leg.br.