Médico patologista Paulo Saldiva é ouvido pela CPI da Poluição Petroquímica na Câmara de São Paulo.


O médico patologista Paulo Saldiva fez uma detalhada apresentação acerca dos impactos negativos da poluição decorrente das atividades do Polo Petroquímico do ABC na saúde de moradores vizinhos das indústrias, nos bairros Parque São Rafael e São Mateus, na zona leste da capital.
O médico e professor titular do Departamento de Patologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) é uma referência no estudo das consequências da poluição do ar ambiente na saúde humana.
Saldiva discorreu sobre sua contribuição nos estudos comandados pela médica endocrinologista e pesquisadora Maria Angela Zaccarelli Marino na população do entorno. Maria Angela também já esteve presente nos debates da CPI.
De acordo com o médico, as pesquisas indicaram que a região da zona leste é diretamente afetada pela atividade industrial petroquímica do Polo. Ele abordou dificuldades e desafios na realização de pesquisas a respeito desse assunto; propôs algumas ações em busca de solução e se colocou à disposição dos trabalhos do colegiado.
Durante a sessão, Paulo Saldiva recebeu uma amostra de um pó branco que surgiu recentemente naquela área, entregue por moradores para a Comissão e enviado para a análise técnica do patologista.
Hoje foram aprovados dois requerimentos com pedidos de informações e convites para a oitiva de testemunhas.
LINHA DIRETA
A CPI da Poluição Petroquímica dispõe de um canal próprio para receber manifestações de moradores do entorno do Polo Petroquímico que se sintam prejudicados.
O link é:
https://www.saopaulo.sp.leg.br/cpidapoluicaopetroquimica/
A reunião foi coordenada pelo presidente da CPI da Poluição, vereador Alessandro Guedes (PT). Também participaram o vice-presidente, vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), o relator, vereador Faria de Sá (PP), a sub-relatora, vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO), e o vereador Xexéu Trípoli (PSDB), membro do colegiado.

#equipealessandroguedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *