No dia 1º de setembro se deu uma importante etapa da nossa CPI com a diligência a São Mateus, na divisa da cidade de São Paulo com Mauá no ABC paulista. Fomos ver com os próprios olhos e sentir os impactos da poluição, entre os quais barulho muito alto e cheiro forte gerados pelas atividades do Polo Petroquímico na região.
Ouvimos moradores que têm entes queridos doentes e vários relatos a cerca da sujeira e da poeira. Donas de casa que não podem nem pendurar uma roupa no varal, crianças e idosos com problemas respiratórios, entre outros casos.
Sem dúvida uma etapa fundamental da nossa investigação sobre a poluição no entorno do Polo. Participaram os vereadores que compõem conosco a comissão na Câmara: Sandra Tadeu, Marcelo Messias e Toninho Vespoli.
Com base nas informações coletadas em nossa diligência à região, quando ouvimos cerca de 30 moradores, aprovamos na Câmara oito importantes requerimentos.
REQUERIMENTOS
Os documentos solicitam informações à Fundação ABC, organização social de saúde que administra as Unidades Básicas de Saúde na região da zona leste, relacionadas à reclamação de moradores sobre a falta de médicos e a demora no agendamento de consultas.
Também encaminhamos pedidos de informação à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e à Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, aprovamos convites aos secretários ou representantes das pastas de Saúde da capital paulista e do Estado de São Paulo e da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus.
O trabalho continua.
