JUNTOS VAMOS MAIS LONGE. LUTA DO PT E DE MOVIMENTOS SOCIAIS GARANTIU CONQUISTAS NA REVISÃO DO PDE
Após intensa mobilização da Bancada de Vereadores do PT e dos movimentos sociais da cidade de São Paulo, alcançamos as nossas principais reivindicações com a aprovação do Plano Diretor Estratégico (PDE) na Câmara Municipal. A luta foi intensa, mas conseguimos importantes avanços inseridos no texto final do projeto.
Foram 10 pontos principais apontados pela Bancada, construídos junto aos movimentos sociais e a Executiva Municipal, em busca de melhorias no projeto; redução de danos; garantia de um desenvolvimento urbano mais equilibrado e cuidado com o meio ambiente.
Minha consciência está tranquila ao seguir a orientação do partido e votar favorável na segunda e definitiva votação, pois todas as principais reivindicações apresentadas pela nossa liderança foram atendidas. Declara Alessandro Guedes, vereador da cidade de São Paulo e um dos apoiadores da revisão do Plano Diretor na cidade.
Vamos seguir em luta na defesa de políticas públicas que favoreçam os trabalhadores e todos os moradores do nosso município.
CONQUISTAS NA REVISÃO DO PDE
Veja os principais avanços em relação ao 1º substitutivo:
1 – Retirada da possibilidade da outorga onerosa ser paga com obras;
2 – Retirada da Zona de Concessão;
3 – Retirada do conjunto de dispositivos relacionados com praças urbanas privadas, inclusive a possibilidade de utilização do instrumento de Transferência do Direito de construir para viabilizar sua implantação;
4 – Retirada da possibilidade de se utilizar o CA 3 nos miolos dos bairros;
5 – Proteção às vilas residenciais reconhecidas pela resolução da CTLU, ressaltando que o dispositivo deixa de fora as vilas que não têm esse reconhecimento;
6 – Exclusão do bairro do Bixiga dos Eixos de Estruturação e Transformação Urbana até que se tenha um plano específico para a área; 7 – Garantia de atendimento “chave a chave” no caso de remanejamento de população de baixa renda em caso de projetos de urbanização;
8 – Exclusão da abertura para a construção de prédios no entorno do Mirante de Santana;
9 – Criação da obrigatoriedade do executivo notificar, em até 4 anos, todos os imóveis não utilizados, subutilizados e não edificados, para aplicar dos instrumentos relacionados com a função social da propriedade;
10 – Retirada do dispositivo de transição para encerramento das Operações Urbanas antes delas concluírem o atendimento habitacional previsto.
EMENDA APROVADA – VITÓRIA – Outra conquista foi a aprovação de EMENDA de minha autoria ao artigo que propunha a isenção do imposto ISS para estádios de futebol da capital (tivemos apoio da ampla maioria da Câmara (emenda coletiva). O mundo do futebol profissional é milionário e tem de contribuir na construção de políticas públicas em nosso município. Com essa medida, garantimos mais justiça social para a população de nossa cidade, principalmente aos menos favorecidos.
#AlessandroGuedes #planodiretor #PDE #saopaulo #PTSaoPaulo #ptsp #camaraptsp #cmsp